Objetivo Fim e Objetivo Meio: Qual o mais importante?

Objetivo Fim e Objetivo Meio: Qual o mais importante?

Toda vez que penso em objetivos, logo em seguida, penso em resultados. E quando penso em resultado, penso em gestão, governança. É automático, um ciclo virtuoso!

E para o meu deleite, César Souza, em seu livro JOGUE A SEU FAVOR, legitima minha opinião, quando postula que na ausência de objetivos ou resultados bem definidos, há um desperdício de energia enorme, inclusive correndo o risco de não chegar ao lugar desejado.

Porém, ter um objetivo claro, tão importante para otimizar os recursos e poupar tempo/energia, não é suficiente para uma maior produtividade. Não basta pensar no final do caminho, no pote de ouro no final do arco-íris. É preciso pensar nos meios que levam aos fins.

Às vezes o objetivo fim, é só a consequência de objetivos meios bem sucedidos. Considerando que as circunstâncias e o momento de vida são algumas das variáveis que interferem na definição clara do objetivo, investir no SEU AUTOCONHECIMENTO, por exemplo, pode ser uma boa ideia para um objetivo meio.

Quando os objetivos e resultados já estão definidos, o próximo passo é… Ir ao ato! Partir para ação! Não existe planejamento, ou sucesso, sem ação.

Para mim, ir ao ato, é uma das etapas mais difíceis. Principalmente quando se é perfeccionista e nada parece bom o suficiente. Nas palavras do Mestre César Souza, “não adianta andar de forma correta na direção errada, nem executar coisas erradas da maneira correta”.

Aqui, neste momento do texto, vale uma nota de esclarecimento. Quando defendo a ideia de objetivos de curto prazo em tempos de incerteza, isso não significa que o imediatismo tomou conta da minha mente e que de repente, não mais que de repente o que interessa é o emergencial. É lógico, meus senhores e me senhoras, que há de haver equilíbrio entre objetivos de curto, médio e longo prazo. Enfim, de forma resumida, não existe futuro sem o presente.

Nos momentos de incerteza presente e futuro ficam mais próximos. É tudo muito rápido. Parece que o tempo da mudança é diferente do tempo da constância. Nos próximos posts vamos falar de dois atributos uteis quando assunto é alcançar resultados e produtividade em tempos de incerteza. Disciplina e resiliência..

2.690 Comments

Post A Comment

Márcia Feijó

Baixe já o seu e-book. Basta deixar seus dados para receber a sua cópia.

Aqui está

seu e-book.

Clique no

botão abaixo.