OS IMPACTOS DO TDAH ADULTO SOBRE A PRODUTIVIDADE NO TRABALHO

OS IMPACTOS DO TDAH ADULTO SOBRE A PRODUTIVIDADE NO TRABALHO

A persistência dos sintomas de TDAH na idade adulta foi reconhecida pela primeira vez na década de 1970 e foi incluída como diagnóstico na terceira edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais em 1980 (Asherson, P. et al., 2018).

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH é um transtorno do neurodesenvolvimento com início na infância, com vários sintomas presentes antes dos 12 anos de idade, com custos que variaram de $US 831,38 a 20.538 para estimativas por pessoa e a partir de $US 356 milhões a 20,27 bilhões para as estimativas nacionais (Chhibber A, et al., 2021)

Em todo o mundo, adultos são cada vez mais diagnosticados com TDAH. Um estudo recente afirmou que a taxa global de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é de 5,29% (Matthew Smith, 2017).

Clinicamente definido por sintomas centrais de desatenção, hiperatividade e impulsividade (Kooij et al. 2019; Beaton, DM., et al., 2020), frequentemente, o TDAH persiste em menos de 50% dos adultos que tiveram o transtorno quando crianças, sendo a hiperatividade o sintoma mais observado entre as crianças, enquanto a desatenção, que está associado à distração, falta de organização e esquecimento, o sintoma predominante entre adultos (Lovett, BJ e Harrison, AG, 2021.

Tal desatenção pode ser evidenciada na capacidade inconsistente de se concentrar, sendo os adultos diagnosticados com TDAH capazes de sustentar o foco atencional em circunstâncias específicas, como quando envolvidos em tarefas que lhe são particularmente estimulantes, apaixonantes (Hatak, I. et al. 2021).

Considerando o caráter heterogêneo do TDAH e como diferenças interindividuais podem afetar o funcionamento relacionado ao trabalho, além da desatenção, condições socioeconômicas, autoestima, uso de medicação, ausência de diagnóstico, falta de suporte ou adaptações no local de trabalho e problemas de saúde estão associados à perda de produtividade no trabalho e fomentam desafios que podem acompanhar o adulto com TDAH em suas jornadas profissionais, afetando sua segurança no emprego, opções de carreira, relacionamentos de trabalho e até mesmo como eles se sentem sobre si mesmos.

Dito isto, todos com TDAH têm seus próprios sintomas e serão afetados de maneira independente e única. Porém, existem alguns sintomas e lutas que as pessoas com TDAH podem compartilhar, especialmente no local de trabalho.

Em caso de dúvida ou de prejuízos importantes nas atividades de vida diária dentro e fora do trabalho, procure um especialista e faça uma avaliação neuropsicólogica.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

Márcia Feijó

Baixe já o seu e-book. Basta deixar seus dados para receber a sua cópia.

Aqui está

seu e-book.

Clique no

botão abaixo.