15 jun Esquecimento, desorganização e cansaço nem sempre são explicados apenas pelos hormônios.
Hoje eu queria falar sobre uma dúvida que aparece com muita frequência no consultório.
Muitas mulheres chegam dizendo: “Depois da menopausa eu fiquei esquecida, desorganizada, sem energia, parece que meu cérebro não funciona mais como antes.”
E eu acho importante dizer que essas queixas são reais. A menopausa pode, sim, trazer alterações cognitivas e emocionais.
Mas eu gosto de fazer uma pergunta:
Será que tudo isso está acontecendo por causa da menopausa?
Ou será que a menopausa está acontecendo ao mesmo tempo em que muitas outras coisas estão acontecendo na sua vida?
Porque, quando a gente olha para a vida de muitas mulheres nessa fase, percebe que elas estão vivendo uma série de transições ao mesmo tempo.
Os filhos cresceram, mas nem sempre se tornaram independentes.
Os pais estão envelhecendo e demandando mais cuidados.
A aposentadoria se aproxima ou já aconteceu.
O corpo muda.
Os relacionamentos mudam.
Os projetos de vida precisam ser revistos.
Então, às vezes, a mulher chega ao consultório acreditando que perdeu sua capacidade de resolver problemas, de aprender ou de se organizar. Mas, quando olhamos com mais atenção, vemos uma pessoa tentando funcionar normalmente enquanto carrega uma carga emocional enorme.
Isso não significa que os hormônios não tenham importância.
Significa apenas que a experiência humana é mais complexa do que uma única explicação.
Talvez a pergunta não seja apenas “isso é menopausa?”
Talvez a pergunta seja:
“O que mais está acontecendo comigo neste momento da vida?”
