Sintomas Cognitivos na Menopausa e a Importância da Avaliação Neuropsicológica

Sintomas Cognitivos na Menopausa e a Importância da Avaliação Neuropsicológica

Mais difíceis de quantificar do que os sintomas físicos que muitas vezes afligem as mulheres na meia-idade, os sintomas cognitivos e de humor são igualmente preocupantes para as mulheres na transição para a menopausa, se não mais.

O comprometimento cognitivo pode afetar mulheres na pós-menopausa em graus variados, podendo estar associado as queixas de alteração de memória, de atenção, de função executiva.

Há também o impacto direto de outros sintomas do climatério na função cognitiva.

Atualmente não há tratamento específico para o declínio cognitivo ocorrido durante a perimenopausa ou durante a menopausa.

Apesar da ausência de tratamento específico, o diagnóstico adequado pode contribuir para o desenvolvimento de intervenções preventivas de declínio cognitivo futuro ou para mitigar o risco de agravamento dos sintomas já existentes.

Sobre isso a avaliação neuropsicológica pode ser bastante útil na precisão do diagnóstico.

Os neuropsicólogos fornecem avaliações detalhadas do funcionamento cognitivo e emocional que muitas vezes não podem ser obtidas através de outros meios de diagnóstico.

Os resultados da avaliação neuropsicológica podem ser utilizados para decidir o foco da reabilitação ou quais pontos fortes podem compensar os pontos fracos.

Além disso, por exemplo, digamos que você esteja tendo dificuldades de memória. Os resultados da avaliação podem ajudar seu médico a distinguir entre alterações normais decorrentes da menopausa, uma doença neurológica, depressão, ansiedade ou outras causas.

Ficou curioso e quer saber mais envie sua pergunta ou faça seu comentário.

Até a próxima

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

Márcia Feijó

Baixe já o seu e-book. Basta deixar seus dados para receber a sua cópia.

Aqui está

seu e-book.

Clique no

botão abaixo.